Aula 1 - Mito e logos entre os helenos

07/04/2010 15:53

 Talvez, as primeiras críticas feitas ao modo mítico de expor as idéias tenham partido do pensador pré-socrático chamado Xenófanes, da cidade de Cólofon (na atual Turquia), no século VI a. C. No fragmento 11, registrado por Sexto Empírico, Xenófanes, que escrevia em versos, critica Homero e Hesíodo, personagens do século VII a. C., por atribuírem "aos deuses tudo quanto entre os homens é vergonhoso e censurável: roubos, adultérios e mentiras recíprocas". Essas restrições remontam à época da tomada de Cólofon pelos Medos, cerca de 540 a. C.

As guerras Médicas e a conseqüente guerra do Peloponeso são uns dos antecedentes históricos que contribuíram para minarem a fé que os helenos tinham em seus deuses protetores, do campo e da cidade. A corrupção dos costumes que ocorria, então, levava à contestação, por parte dos primeiros pensadores ocidentais, daqueles que supostamente deveriam defender a comunidade. A decadência religiosa coincide com a ascensão do raciocínio de tipo filosófico, enquanto abria espaço para o afloramento de um sentimento místico em que cada um busca as respostas que os antigos deuses coletivos já não podem mais fornecer. Ao lado disso, o sarcasmo e o ceticismo transformam o Olimpo num condomínio povoado por deuses risíveis e cruéis da mitologia helênica, totalmente contrários à moral e à concepção religiosa.

Nesse contexto, começa a se manifestar a oposição entre mythos e logos, inaugurada por Xenófanes e seguida por Platão em seus diversos Diálogos. Uma terceira posição é tomada pelos sofistas que passam a ignorar o comportamento divino, propondo uma interpretação do mundo calcada numa descrição tipicamente humana. Por um lado, Platão recusa o relativismo e agnosticismo sofistas, propostos por Protágoras e Górgia. Por outro, acompanhando a crítica de Xenófanes, faz fortes objeções morais aos mitos narrados por Homero e Hesíodo. Para Platão, o logos deveria representar o discurso racional, inquiridor e verdadeiro, que a forma da narrativa ficcional já não suportava mais.

Não obstante, os diálogos platônicos estão repletos de mitos que ora servem para ilustrar suas afirmações, ora são pontos-de-partida para o desenvolvimento de um discurso verdadeiro, ou ainda complementam as limitações do logos - como se quisesse demonstrar que uma forma narrativa mais ampla, com a força encantadora que o mito tem, poderia ser utilizada na pesquisa da verdade. Exemplos disso são as famosas passagens da alegoria da caverna, encontrada no livro VII da República, o destino das almas, no Fédon, e a parelha alada do Fedro.

 Religião, mito e logos

 Para melhor entender a oposição entre mito e logos, é preciso considerar a função dessas duas formas de narrar e a distinção do mito para com a religião. O mito, na tradição arcaica grega se distingue da narrativa religiosa nos seguintes aspectos: enquanto a religião propunha aos helenos um ordenamento do cosmos e a hierarquização da cidade, inspirando perfeição e autoridade, além de serviços religiosos - como festivais, oferendas e orações - que ficavam a cargo de alguns membros de famílias nobres, mas sempre dentro de uma tradição oral; a mitologia não se reduzia à descrição da vida dos deuses, integrando ao seu inventário de histórias os feitos extraordinários de seus heróis e fundadores de cidades, servindo, por vezes, como registro histórico dos fatos mais importantes na vida dos helenos. Isso fica evidente na Ilíada de Homero. Durante séculos, pensava-se que essa obra retratasse apenas fantasiosa exaltação do imaginário coletivo de um povo, sobre uma guerra ocorrida numa cidade fictícia, até que escavações arqueológicas revelassem os escombros de uma antiga cidade na Ásia menor, a qual se supõe ter sido a Ílion descrita naquela rapsódia.

Outra característica diferencial do mito, em relação à religião, é a sua dinâmica, mais sensível às mudanças sociais, fato que explica a sua fácil assimilação da escrita e da alteração dos sentimentos coletivos. Além disso, o mito também desempenha a função de fundamento de recomendações morais, como no caso do poema Trabalho e os Dias, de Hesíodo, onde a decadência humana é metaforizada pelo mito das cinco raças - raças de ouro, prata, bronze, de heróis e do ferro - e a influência das mulheres nos negócios dos homens, condenado no exemplo de Pandora. Tanto pessimismo na obra de Hesíodo não é desprovido de uma forte motivação materialista, a saber, a partilha da herança paterna com seu irmão Perses, na qual os interesses do autor foram lesados graças à decisão de juízes corruptos em favor de seu irmão. Outra característica fundamental é o fato de nem Homero, nem Hesíodo, serem propriamente sacerdotes, ou encarregados dos serviços religiosos. Homero, que por si só constitui uma figura lendária, costuma ser representado como um rapsodo cego, isto é, um contador de histórias em verso que passava de cidade em cidade narrando suas histórias. Hesíodo, por seu turno, era agricultor ou pastor de ovelhas que habitava a região estéril e inóspita ao pé do monte Hélicon, onde ficava a cidade de Ascra. Ele tinha de trabalhar de sol a sol para se manter.

Por serem pessoas que, supostamente, encontravam amiúde dificuldades de sobrevivência, o relato mítico que faziam misturava as paixões humanas, no que elas tinham de bom e de ruim, ao sobrenatural,. Daí, o fato de Xenófanes atacar justamente essa impureza dos deuses nos mitos de Homero e Hesíodo. Isso permite que especulemos até que ponto as objeções a essa forma de narrativa atingiam menos o modo de expressão do que seu conteúdo.

Nesse sentido, a clássica oposição entre mito e logos, entendida como uma oposição entre discursos falsos e verdadeiros, também não está livre de distorção, uma vez que, nem mesmo Platão, um dos maiores opositores da poesia de Homero, no tocante ao comportamento dos deuses, dispensava o uso de ficção em seus diálogos. Aliás, sua obra está cheia de mitos por ele mesmo criados. O tratamento dado ao mito nessas ocasiões demonstrava a preocupação de acompanhar essas narrativas, a partir de uma interpretação que pudesse trazer à tona a verdade que eles procuravam transmitir.

Logos, é preciso que se diga, entre seus diversos significados, também pode ser traduzido como discurso ou relato - além de razão, definição e proporção. Como o mito, o logos tinha também sua estrutura narrativa, embora com um senso de proporção e exatidão que não eram encontrados no discurso mítico. Eis porque, quando a forma do mito entra em desgaste, o logos se torna o candidato mais apto a ocupar seu lugar, na tarefa de descrever o mundo e dar sentido às relações humanas, sob a perspectiva dos pensadores e filósofos gregos.. Por sua vez, a religião, apesar de ameaçada pela desconfiança causada por sucessivos reveses sociais, preocupava-se em manter a tradição, radicalizando no combate às heresias. Devemos notar, ainda, que, mesmo sendo um oponente direto da narrativa mítica, é possível encontrar quem apontasse as limitações do logos para assuntos religiosos, pois esses não podem ser definidos como "verdadeiros" ou "falsos", por conta de sua obscuridade. Por exemplo, vale a pena citar o sofista Protágoras, da cidade de Abdera, que em seu fragmento de Sobre os Deuses afirmava: sobre os deuses, sou incapaz de experimentar sua existência ou não, nem qual seja a sua essência ou forma externa: muitos empecilhos o impede, a obscuridade do assunto e a brevidade da vida humana (EUSÉBIO, Preparação Evangélica, XIV 3, 7).

Protágoras pagou caro por sua ousadia. Seu agnosticismo foi considerado um crime de impiedade e, por conta disso, condenado ao degredo. Em sua fuga, o sofista acabou por morrer afogado, após o naufrágio do barco que o transportava para fora de Atenas. Isso é um sinal de que, embora a narrativa mítica estivesse em declínio, o discurso religioso ainda encontrava fôlego para impor suas recomendações. O mito caía em desgraça, como falsificação, mas a religião permanecia como uma terceira via discursiva fora da oposição mito-logos. De modo algum o logos, entendido como história "verdadeira", se opunha ao discurso religioso, mas sim às histórias "falsas" que os mitos relatavam. O discurso religioso, destacado do discurso mítico, não podia ser encarado como "falso"; nem mesmo "verdadeiro", segundo os mais céticos, como Protágoras.

Portanto, pode-se falar de uma oposição entre mito e logos, enquanto uma tensão entre histórias "falsas"e "verdadeiras", o mesmo já não pode ser afirmado da relação religião-logos. A religião não pode ser facilmente caracterizada como um discurso mítico ou uma história "falsa", muito menos como um logos ou discurso "verdadeiro". As críticas de cunho moral, lançadas por Xenófanes, tinham alvos precisos, com nome e tudo. Esses alvos eram Homero e Hesíodo. Nos fragmentos 173 a 175, ele afirma a existência de um só deus, sem forma e pensamento humanos, imóvel e onipotente, mostrando que as desconfianças lançadas sobre o mito não visavam extinguir o pensamento religioso, ou a forma mítica em si, mas tão somente a falta de propriedade desse tipo de narrativa em abordar questões religiosas, morais ou, por extensão, tudo aquilo que fosse passível de ser contradito por um discurso "verdadeiro".

 O lugar do mito e do logos

 Em suma, à medida que fatores externos propiciavam o descrédito da maneira mítica de contar uma história e, ao mesmo tempo, fomentavam a investigação de uma maneira mais precisa de tratar dos assuntos humanos, o campo de ação do mito foi sendo limitado por novos modos de pensar. O logos e a filosofia, por tabela, assumem a tarefa da busca pela verdade, no instante em que o mito já não mais satisfaz os anseios humanos, em sua relação com o mundo.

Todavia, a despeito dessa mudança de configuração mental, o discurso mítico permanece ora explicitamente, nas formas literárias de ficção, ora nos discursos científicos reducionistas. Saber identificar as características desse modo de pensar, tão arraigado em todas as culturas, não é tão fácil quanto se imagina. Em todas as sociedades humanas, as narrativas ficcionais estão presentes. Entretanto, nem todas culturas alimentaram a pretensão de construir um sistema de pensamento que fosse capaz de atingir a verdade. Esse é um fenômeno típico das civilizações ocidentais. A presença do cientificismo é um fator importante para a identificação de culturas marcadas pela influência grega, desde o advento da filosofia.

Nessas sociedades, a oposição manifesta entre o mytho e o logos pode ser resgatada na problematização do discurso literário e científico. Um tema ainda muito presente nas discussões filosóficas contemporâneas, a literatura e o discurso teórico serão o tema do nosso próximo Módulo.

 Bibliografia

 BORNHEIM, G. A. (Org.). Os Filósofos Pré-Socráticos. - São Paulo: Cultrix, 1989.

GUTHRIE, W.C.K. Los Filosofos Griegos; trad. Florentino M. Torner. - México D. F.: Fondo de Cultura Económica, 1995.

KIRK, G.S. e RAVEN, J. E. (Org.). Os Filósofos Pré-Socráticos. - Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1982.

HESÍODO. Os Trabalhos e os Dias; trad. Mary de C. N. Lafer. - São Paulo: Iluminuras, 1991.

HOMERO. Ilíada; trad. Odorico Mendes. - Rio de Janeiro: W. M. Jackson, 1964.

PLATÃO. "Fédon", in Diálogos; trad. Márcio Pugliesi e Edson Bini. - São Paulo: Hemus, s/d.

________. "Fedro", in Diálogos vol. V; trad. Carlos Alberto Nunes. - Belém: Universidade Federal do Pará, 1975.

________. A República; trad. Mª Helena da R. Pereira. - Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1990.

SOUZA, J.C. (Org.). Os Pré-Socráticos. - São Paulo: Abril Cultural, 1978.

UNTERSTEINER, M. (org.). Sofisti, fasc. I. - Firenze: La Nuova Italia, 1967.