A Filosofia não é um manual de auto-ajuda

07/04/2010 15:32

"Se a retórica busca as regras do discurso persuasivo, a Filosofia vai buscar as regras do discurso verdadeiro"

 

*A Filosofia deve preservar o sentido da aposta e do risco. Isto quer dizer que ela deve estar ligada a experiência dos encontros; das decisões(...), que ela deve não ser apenas um pensamento do que é, más um pensamento do que surge, do que é improvável, indecidível"... (Alan Bordiou).

 

 "A FILOSOFIA NÃO É UMA DOUTRINA, MÁS UMA VIRTUDE..."
 

* A Filosofia é a mais vital e necessária disciplina entre as tantas que se estudam na escola e se afirmam na cultura. A Filosofia, como estudo das idéias e do pensamento humano, constitui-se como base e justificação de todas as outras disciplinas e atividades do espírito: história, ciências, arte, religião, política.
* Podem alguns, considerar prepotente, outros perguntarem o porque de tal afirmação, no estando, mesmo considerando todo o avanço das ciências, respondemos: Porque o universo é um grande enigma ainda não totalmente decifrado, e as ciências não o explicam plenamente, até as razões supremas; porque a vida, a existência humana é, ainda, um grande e urgente problema á ser resolvido, e os vários fins que o homem se propõe a sí mesmo neste mundo pedem, necessariamente, sejam subordinados a um fim último (a morte), cujo caminho somente a Filosofia pode indicar.

HISTÒRIA DA FILOSOFIA & FILOSOFIA - UM PROJETO DE VIDA FELIZ

> A Filosofia e sua história é resultado de uma longa caminhada e trabalhosa conquista da humanidade. É a exposição objetiva, cronológica, metódica e crítica, dos principais sistemas filosóficos, que surgiram no decorrer da história desta mesma humanidade. A História da Filosofia, no entanto, se diferencia da Filosofia propriamente dita. Porque a História da Filosofia envolve todos os sistemas filosóficos, seja ele verdadeiro ou falso; enquanto que a Filosofia propriamente dita é forçada a separar o falso do verdadeiro e compreender as diferenças entre a verdade e o erro, utilizando o critério de verdade imanente na razão humana.

> Através de quatro grandes civilizações é que se dá o desenvolvimento Histórico da Filosofia. São elas: civilização indiana, civilização clássica, civilização cristã, civilização moderna e civilização contemporânea, cuja distinção entre si é resultado das diferentes soluções dada por cada uma delas ao problema filosófico.

> A Filosofia existe para que as pessoas possam viver melhor... Para que elas sofram menos... Para que aprendam a lidar mais serenamente com as adversidades, os problemas e, conforme disse o romano Sêneca - um dos maiores filósofos da antiguidade - Enfrentar com coragem o "perpétuo vai-e-vem de elevações e quedas". A Filosofia tem por missão tornar viável a busca da felicidade. Todos os grandes filósofos fizeram questão de deixar claro este ponto. A Filosofia que não é útil para a vida prática deve ser jogada no lixo. Os filósofos são os amigos eternos da humanidade - já disse alguém. Nas noites frias e escuras que enfrentamos ao longo de nossa existência, eles podem iluminar e aquecer. A filosofia apóia e consola. O sábio filósofo francês, Montaigne, escreveu: "O ofício da Filosofia é serenar as tempestades da Alma". Montaigne numa definição magistral, coloca a Filosofia como a ciência do viver bem.

A FILOSOFIA E A VIDA

"Deve-se filosofar, ou não se deve: Más para decidir não FILOSOFAR é ainda e sempre necessário filosofar; assim, pois, em qualquer caso, FILOSOFAR é necessário" (EPICURO)

* A filosofia e sua relação com a vida, pode ser definida da seguinte forma: A filosofia é a ciência da vida porque estuda as causas primeiras de todas as coisas, com o objetivo de resolver o problema da vida. É ciência, porque é conhecimento das coisas pelas causas, que são as razões das coisas; é ciência pelas causas primeiras, porque, para explicar a realidade plenamente, devemos, antes de qualquer explicação, ir além da pura experiência e chegar até ás causas primeiras das coisas; resolve o problema da vida, porque somente a Filosofia, como ciência das causas primeiras, pode indicar o fim último do homem, fim este á que estão ligados todos os outros fins.

*Os três problemas básicos da Filosofia são: o problema do conhecimento, ou gnosiológico, já que é necessário ter certeza de nossas capacidades cognoscitivas antes de se aventurar na exploração do Ser, e principalmente à exploração filosófica do Ser; o problema da metafísica, ou metafísico, cuja solução consiste na penetração integral deste mesmo Ser em suas distinções fundamentais (Deus, Alma, mundo, existência); o problema Moral, da existência humana, que se resolve com base na metafísica, reveladora da essência final da realidade.

* Com relação ao método da Filosofia, é indutivo, ou seja, parte da experiência, como todo saber humano; más, enquanto as demais ciências se limitam ao campo da experiência (ou causas segundas), a Filosofia ultrapassa-o, transcendendo até as causas primeiras, para explicar completamente a experiência